Em 07 de Novembro de 2012, professores de Língua Inglesa da Rede Estadual, Municipal e Particular estiveram na SRE Monte Carmelo para ajudar a construir o Caderno de Boas Práticas dos Professsores de Língua Inglesa dos Anos Finais do Ensino Fundamental sugerindo ações concretas de ensino.
Nosso grupo foi formado por mim, Alessandra Devai, Analista Educacional, pelo Professor Édson e sua esposa, Professora Cleusa, respectivamente das E.E.Gregoriano Canedo e Professor Vicente Lopes Perez de Monte Carmelo. Dessas escolas ainda compareceram as professoras: Lucélia e Clérida respectivamente. Contamos também com a presença da professora Leiva da E.E. Santa Maria Goretti de Romaria e da Professora Dalva da Escola Municipal Celso Bueno. A presença da Professora e Mestre Lisiane Stein também foi super importante, atualmente a professora coordena o Ensino Fundamental de uma escola particular da cidade de Monte Carmelo e ainda, é professora de Língua Inglesa da FUCAMP - Fundação Carmelitana Mário Palmério. Outros professores foram convidados, pessoalmente, por email, por divulgação ou por telefone, mas não puderam comparecer.
Juntos discutimos e sugerimos ações concretas seguindo as orientações/instruções dadas pela Secretaria de Ensino de Minas Gerais. Reproduzo aqui:

Prezados Professores
Estamos construindo juntos o Caderno de Boas Práticas dos Professores dos Componentes Curriculares dos Anos Finais do Ensino Fundamental.
Ao enviarmos a vocês essa versão preliminar da estrutura do Caderno de Boas Práticas dos Professores - CBPP, com a apresentação de sugestões dos Eixos, de algumas Boas Práticas, levantadas por nós, e espaços para sugestões das Ações Concretas, solicitamos que os grupos, formados de professores específicos dos diferentes Componentes Curriculares:
Analisem, primeiramente, os Eixos e as Boas Práticas sugeridos pela Equipe Central do PIP/EF. Caso achem necessário , proponham mudanças, acrescentem, enriqueçam o texto.
Complementem, em seguida com sua experiência de escola, de sala de aula, de mediação com alunos e pais, o espaço “Ações Concretas para cada Boa Prática dos Eixos” deste Caderno.
É na sugestão de Ações Concretas, principalmente, que vocês poderão contribuir com os demais professores do Estado de Minas Gerais, para que, nas situações de cada Boa Prática dos Eixos que compõem o CBPP, implementem, acrescentem, modifiquem suas ações pedagógicas e, assim, possamos nós, todos juntos, propiciar e garantir aos alunos as aprendizagens a que têm direito, aos pais, a escola que desejam para seus filhos, e à comunidade escolar, o espaço de diálogo e de compartilhamento para que as mudanças e a solução dos desafios escolares possam ocorrer tão logo se instalem.
Temos a maior confiança e certeza de que, com sua participação e contribuição , construiremos os CBPP e faremos deles instrumentos essenciais para melhoria da prática dos professores em todas as escolas do Estado e, consequentemente, da aprendizagem dos alunos.
Não desejamos , entretanto , que sejam instrumentos fechados e prontos, uma vez construídos. Esperamos que cada Caderno seja de uso tão efetivo que, periodicamente, seja revisto e reformulado pelos professores com novas práticas, conforme as exigências dos tempos e das necessidades das Escolas, em favor das expectativas de aprendizagem dos alunos.

Com nosso abraço
Equipe Central do PIP/Ensino Fundamental

Foram 5 eixos: 1- Planejamento de Ensino; 2- Ensino e Avaliação da Aprendizagem; 3- Gestão de Sala de Aula; 4- Engajamento dos pais e da comunidade; 5- Engajamento com a equipe da escola e desenvolvimento profissional.

Quem tiver interesse em ler o que esse grupo sugeriu antes da publicação do efetivo caderno é só solicitar através do comentários blog ou pelo email: pipinglesmontecarmelo@gmail.com

0

Adicionar um comentário

Carregando